sábado, março 04, 2006

Assim Será

É verdade

Vou roubar menos.
Criei dois espaços novos que me vão levar o tempo que aqui estava.
Mas não vou deixar de vez, dois posts por dia ou mesmo quatro.

Quanto aos outros podem visitar sempre que quiserem A Mão Esquerda
E o de imagens Klik Klik

Este posso-vos dizer que vou pedir a colaboração de todos.
Lá mais para a frente vos direi como será.

Zeca

AmorVida

Quem te encontra no meio da multidão?
Quem te encontra pelo cheiro, jeito ou direcção?
Sentidos apurados
Forma de sobrevivência.

Quem te procura pelas formas, pela forma, pelo desejo?
Quem te reconhece as curvas, a tua geometria?
Desejo inato de conquistaImposição de espaço.

Quem procura dominar, conhecer?
Quem se deixa, perder?
Pelo egoísmo diletanteForma de auto-punição.
AmorVida.

Mardentro

Quaresma

Hoje vou falar da Quaresma. Não, não é o jogador do F.C. Porto. Estou a falar do período entre o Carnaval e a Páscoa no qual os cristãos fazem "jejum e abstinência" nas sextas-feiras. Acontece que esse "jejum e abstinência" é mais entendido como "não comer carne às sextas-feiras". Eu, apesar de baptizado cristão (estou a tentar arranjar maneira de me livrar deste vírus que é o Cristianismo...) não cumpro nenhuma lei ou tradição cristã e, inclusive, questiono a moralidade dos princípios dessa mesma religião. Essa tradição estúpida leva a casos igualmente caricatos...

Em primeiro lugar, é importante referir que nas escolas os "manda-chuva" têm a mania de por na ementa dessas sextas-feiras coisas que não envolvam carne. Porquê? Sei lá, manias... A maior parte da população portuguesa é, de facto, cristã, e eles colocam os interesses dos cristãos acima dos outros. E os praticantes de outras religiões que se amolem, certo? Bah!

Felizmente, eu nunca como na escola. A comida de lá é intragável. Portanto, almoço sempre nalgum café ou estabelecimento que esteja perto da escola, onde se come muito melhor por um preço quase equivalente. Os meus colegas decidiram comer sandes de atum apenas por causa desta tradição idiótica. Eu tentei não me rir às gargalhadas, mas tal foi (quase) impossível, uma vez que um disse-me que eu iria para o Inferno se comesse carne. Incrivelmente, consegui conter-me e não me ri, dizendo apenas ao que estava ao meu lado que a religião é um vírus pior que o da SIDA.

Pois é... Aparentemente há muitos que seguem esta tradição, e as sandes de atum estavam esgotadas e tinham que as fazer primeiro. Resultado: eu fui imediatamente servido e eles ficaram à espera. Ora tomem! Aqui está uma prova que seguir as tradições religiosas não compensa de maneira alguma. Enquanto comia, eles esperavam pelo seu almoço impacientemente. Eu acabara de provar que a religião não valia a pena.

No fim do almoço, perguntei a um deles se valeu a pena o "sacrifício". A resposta foi, obviamente, um não. Espero que eles tenham aprendido a lição com isso. A mensagem que fica é a seguinte: a religião não serve para nada. Cortar com os prazeres da vida, levar as pessoas à loucura ao ponto de as obrigar a debitar paleio sozinhas... A religião é a imoralidade no seu sentido mais extremo. Eu não sou esquisito, pois o meu alvo são todas as religiões, e não só algumas. Nenhuma vale a pena...

E o resto, como dizem, é conversa...

Belógue

Promoções...

E agora perguntam vocês...: «Sim Sykor... é uma promoção do Minipreço.... Que é que isso tem?!». Ao que eu responderei:
«Reparem na data....».
E aí vocês interrogam-me «que é que tem... era até dia 31 de Janeiro.
Que tem isso?».
O que tem isso?
O que tem é que estamos a 4 de Fevereiro e o Minipreço do Bombarral ainda nem abriu... É isso o que tem. Minipreço rula.

sykor.net

And the Oscar goes to...

Imagem
Caros amigos, cá estou eu mais uma vez para mandar umas postas de pescada acerca dos Óscares. Esta semana andei muito empenhada a trabalhar para este projecto: fui ver vários filmes, fiz imensos telefonemas para os States, pesquisei afincadamente e, após aprofundada análise, os meus palpites são (tambores por favor):

Melhor Filme: Brokeback Mountain
Melhor Realizador: Ang Lee (Brokeback Mountain)
Melhor Actriz Principal: Reese Whiterspoon (Walk the Line) (Esta é a minha preferida, mas diz-se por aí que a Felicity Huffman (Transamerica) também tem grandes hipóteses)
Melhor Actor Principal: Phillip Seymour Hoffman (Capote) (Acho que nesta categoria o mérito está dividido equitativamente entre todos os nomeados. Mas preferia que ganhasse o Joaquin Phoenix (Walk The Line) ou então Heath Ledger (Brokeback Mountain)
Melhor Actriz Secundária: Rachel Weisz (O Fiel Jardineiro)
Melhor Actor Secundário: George Clooney (Syriana) (Se ganhar o Jake Gyllenhall é certo e sabido que Brokeback Mountain vai levar tudo)
Melhor Argumento Original: Colisão (Crash)
Melhor Argumento Adaptado: Brokeback Mountain
Melhor Documentário: Marcha dos Pinguins

Não dou mais palpites acerca das restantes categorias porque não me pagam para isso (na realidade seria atirar barro à parede porque como não vi a maioria dos filmes seria uma votação pim-pam-pum).
A grande novidade dos Óscares vai ser o apresentador, Jon Steward, que estou ansiosa por ver como se desenrasca neste tipo de apresentação.
Tenho uma especial admiração por ele (não perdia um Daily Show mas, como tudo o que é bom, já não é transmitido nas nossas televisões).
Agora quero saber a vossa opinião, palpite, felling, comichão, micose, o que lhe quiserem chamar.
E já sabem, always watch good movies!

O Blog da APA

Onde é que se meteu a Primavera?

Estou farta do Inverno. Farta do frio. Farta das roupas de Inverno. As manhãs cinzentas deixam-me deprimida para o resto do dia e é uma tortura abrir o armário para tentar novamente decidir qual das camisolas quentes vou vestir. Quero o sol de volta. As manhãs na praia, os dias inteiros na praia. Quero rapidamente o meu primeiro dia de praia do ano, as minhas camisolas decotadas, os chinelos de enfiar o dedo e a mini-saia dos fins de semana.

E o pior é que nem me apetece ir experimentar as novas colecções que andam por aí a espreitar nas montras, lindas, maravilhosas e tentadoras, porque depois chego a casa e não posso vestir nada e fico ainda mais deprimida a olhar para o roupeiro para escolher novamente qual a camisola quente que vou usar. Alguém sabe onde se enfiou a Primavera?

Tangos & Valsas

ESTOU ABSOLUTAMENTE FARTA

Estou absolutamente farta desta puta desta empresa.

Absolutamente farta de ter chefes incomptentes e colegas incompetentes.
Absolutamente farta de pessoas arrogantes e estúpidas.
Absolutamente farta de entrar às 9h30 da manhã e estar até esta hora (15h20) sem fazer um caralho porque o chefe se lembra de começar a trabalhar só depois do vinho que emborcou ao almoço começar a fazer efeito. Absolutamente farta de ganhar a miséria que ganho para aviar mais de 10 páginas por semana. Absolutamente farta de ter de trabalhar em cima do joelho sem ter nenhuma responsabilidade sobre esse facto.
Absolutamente farta de não obter nenhum agradecimento ou palavra mais simpática.
Absolutamente farta das chulices que vejo e a que estou sujeita.
Absolutamente farta destes caralhos que pensam que são grandes jornalistas e no fim de contas são é merda. Absolutamente farta de dar o melhor de mim e cada dia mais me aperceber que é uma perda de tempo.

Creusas SA

As mesmas vitimas de sempre

Criança de três anos morreu em Almada
Hoje vamos ser um pouco menos delicados, sempre que aqui abordamos esta questão, há um razoável numero de habituais visitantes que se coíbe de comentar e emitir opinião, a razão disso não o sabemos, esperamos que não seja a habitual postura que por vezes se utiliza, não me comprometo, ou ainda quem cala consente mas não se sabe, por nós continuaremos a massacrar quem massacra, quem observa impávido e sereno o massacre, o nosso profundo agradecimento a quem tem a coragem de se nos associar.
Quanto a nós, estaremos sempre atentos, e até temos prazer em incomodar quem se sente incomodado, com o nosso empenho em não dar tréguas.
O nosso muito obrigado.

coisas-do-burro

Outros Olhares










Olhos...
Atentos
Acanhados
Curiosos
Assustados
Dominantes
Dominados...

Os olhos falam. Transmitem sem disfarces, todos os sentimentos, mesmo os mais velados. São coloridos, expressivos, vivazes. Denunciam as intenções, as dores e escancaram os amores, as alegrias e todos os nossos pezares. Podemos fechar os olhos, sonhar e ainda assim continuamos a ver o mundo com todas as suas cores, como se tivéssemos muitos olhos...

Olhos da imaginação...

Há também um outro olhar, um que fala bem alto e precisamos dele para entender o mundo com mais amor.

Olhos do coração...

Há os que os considerem como sendo as Janelas da Alma...

Os olhos fazem coisas deslumbrantes!!! Nos mostram novos caminhos e trocam nossos cenários a todo instante!!!

Sou uma deficiente visual. Não totalmente, mas em grande grau. Tenho a visão aguada. É como olhar através de uma janela onde a água escorre permanentemente por ela. Vejo o que está em minha frente, mas sem forma fixa e por vezes; distorcidas ou brumadas. Meu olhar não tem foco. Talvez isso me faça ver o mundo com os olhos do coração, por um outro lado...

Olhos de emoção...

Este post foi inspirado em Mdeus.
As fotos das Araras coloridas e do Atobá, são de Felipe Covalski. Todas as outras fotos, são do Ricardo Kuehn.
Esse post também pertence aos fotógrafos que para nossa sorte, possuem muitos olhares.

Lâmina D'Água

VÃO ROUBAR PARA A ESTRADA!

Não sei qual a origem da expressão que serve de título, deve vir dos tempos em que as estradas não eram dos sítios mais seguros, mas seis que se aplica a alguém que nos quer roubar descaradamente, como o caso da banca com a sua intenção de cobrar taxas pela utilização do Multibanco.

A rede Multibanco serviu precisamente para reduzir custos, graças a ela a banca eliminou muitos milhões de operações, desde o atendimento nos balcões à tramitação de cheques e muito outros documentos. Além disso a rede é uma importante fonte de negócios pois a SIBS cobra taxas elevadas por muito dos serviços que oferece, designadamente, os pagamentos.

Mas parece que a banca já deixou de contabilizar os ganhos que alcançou e a ganância leva-os a olhar para esta rede como mais uma fonte de proxenetismo bancário. E como parece não terem vergonha na cara, fazem-no logo num ano em que os seus lucros bateram recordes, em contraste com uma economia que vegeta na crise.

Depois de terem enriquecido com taxas de juro reais oportunista, depois de usarem e abusarem das off-shore para realizarem os seus negócios e ocultarem os lucros, depois de usarem de todos os truques e estratagemas para se esquivarem ao pagamento de impostos, incluindo a gestão de influencias, a banca de descobriu mais um estratagema para assegurar o crescimento exponencial de lucros, a cobrança de taxas pelos serviços prestados pelo Multibanco. E, como não podia deixar de ser, a proposta parte de altos responsáveis do divino Espírito Santo, uma verdadeira flor de cheiro da nossa banca.

Vão roubar para a estrada!

O JUMENTO

Memória Selectiva

Half of 1,000 Americans randomly surveyed by the McCormick Tribune Freedom Museum could name at least two of the five members of Fox Television's Simpson family, the stars of the network's long-running show.But just 28 percent of respondents could name more than one of the five freedoms listed in the U.S. Constitution's First Amendment -- about the same proportion that could name all five Simpson family members .
(Reuters)
já agora: The First Amendment states five freedoms—religion, speech, press, assembly, and petition. Não é assim coisa pouca que a gente deva esquecer...

Another Woman

A Flor e a Gotinha

A sua beleza resplandecia ao brilho do orvalho, mas se tremia, não era de frio. O seu coração estava gélido de abandono, sedento após perda que se acusava irremediável.
*****Uma pequena e escorregadia gota de chuva pousou nas suas coloridas folhas e perguntou com acidez:
*****– Por que choras? Porque tentas atrair a pena das outras flores a uma dor fingida?Ainda mais magoada, a flor respondeu:
*****– Quem és tu para julgar aquilo que sinto? És minha amiga? Se não és, não tenho que confiar…
*****– Desculpa, presumi apenas que uma flor não tem pelo que chorar! Tu és muito bonita, esplendorosa e toda a gente te admira! – desculpou-se a gotinha.
*****– Mania de todos julgarem por aquilo que vêem, e não pelo que realmente conseguem olhar…
*****– Mas eu já te pedi desculpa. – reiterou a pequena gota! – Queres agora dizer-me porque estás assim tão triste?
*****– Porque conheci a dor provocada pela perda, e sinto-me murcha de impotência… – chorou a flor!*****– De que falas tu, que eu não percebo nada? – indagou a ténue gota.
*****– Já alguém disse que te amava?
*****– Não, nem tão pouco percebo o que isso possa significar!
*****– Pois a mim já! Houve um jardineiro, um jovem jardineiro, que me encontrou e regou. Com a força do seu carinho as minhas folhas ganharam nova cor e brilho, e todos os dias me pareciam ensolarados. Ele fazia-me sentir tão especial… Dizia que eu era a flor mais bonita, tocava-me delicadamente e eu sentia-me realmente única. – explicou a flor.
*****– E o que aconteceu depois? Desapareceu? – questionou a gotinha.
*****– Ele continua a aparecer para me regar. Mas penso que já não o faz por afecto, mas por habituação. Pesar-lhe-ia a consciência se me deixasse morrer por falta de rega, mas há muito que não me oferece verdadeiramente o dom da vida! Já não diz que me ama e muito menos me faz sentir especial.
*****Quando a flor terminou, já a pequena gota havia sido absorvida por ela! A gotinha acreditava que podia matar um pouco a sede da flor, embora percebesse também que muitas mais gotas seriam necessárias.
*****Quando outra delicada gota pousou nas suas folhas, a flor sentiu-se perguntou-lhe:
*****– Porque nos fazem as pessoas habituar ao amor e à amizade, se não tencionam regar os seus afectos durante o resto das suas vidas, fazendo os outros sentir o quanto dói perder aquilo que outrora lhes prometeram?

Wakewinha

A Tua Vaca Preferida

Votem Aqui

Kerala

Quando primeiro ouvi falar de Kerala, há mais de dez anos, pensei que se tratava de uma curiosidade antropológica, como as aldeias comunitárias que o Salazarismo submergiu. O que eu sabia é que dentro da Índia havia uma ilha de bem estar. Uma população alfabetizada, saudável, e com uma esperança de vida bem superior ao resto do país. Guardei num cantinho do cérebro e não pensei muito mais nisso.

Venho mais tarde, recentemente, a descobrir que Kerala é um estado indiano com 30 milhões de habitantes, com um rendimento per capita que é 2/3 do resto da Índia, mas onde os níveis de saúde e educação rivalizam com, por exemplo, os Estados Unidos mas com 1/70 do orçamento. Tudo terá começado ainda no século 19, quando o governo Britânico deixou os Rajahs locais delinearem a administração do território. Foi nessa altura encetado o que seria um modelo de desenvolvimento planeado e sustentado que dura até hoje.

O resultado é uma esperança de vida 12 anos superior à do resto do pais, níveis de alfabetização nos 90%, a convivência pacífica de 3 religiões, uma taxa de crescimento populacional controlada, onde as famílias têm em média 2 filhos.

Kerala paga o preço da sustentabilidade com uma elevada taxa de desemprego, já que os seus requisitos laborais e ambientais afastam as mais diversas indústrias de se instalarem no território. Por outro lado, isso é compensado pela taxa de sucesso dos seus emigrantes, que remetem importantes quantias para o território.

Kerala recebe a atenção dos que olham para o seu caso como um exemplo que bem poderia ser replicado em muitas outras partes do mundo, mas também dos que esperam a sua falência para demonstrar que tais modelos são romantismos insustentáveis.

Aqui está um artigo que desenvolve o tema.

Designorado

Se os olhos são o espelho da alma, será que mostram a alma ao contrário?

Alguns nunca saberão manejar uma metralhadora. Outros nasceram para isso.
Kabir tem 8 anos no momento da fotografia. É um pouco, ligeiramente, mais alto do que a sua AK-47. A arma está limpa e ele não. A coronha de madeira retráctil faria dela uma peça de colecção na parede de qualquer coronel reformado. Ele, Kabir, é soldado. Mais um raso entre os rasos. E orgulhoso de o ser, creio eu.

Digo que creio mas nunca o saberei. Nada na sua expressão revela o que quer que seja. A AK-47 é mais poderosa do que a minha Leica, sobrevivente a tantas guerras ou - como agora se usa - a tantos conflitos. No entanto, não é a arma que temo mas aqueles olhos. A expressão abísmica da morte nos olhos de um vivo, tornado golem ou zombie voodoo. Suponho, não posso fazer senão supor, que esses olhos ganhem uma luz negra no momento em que as vítimas tombam, mesmo que apenas por alguns segundos.

Kabir não gosta de mim, tem 8 anos e uma kalash na mão, ainda por cima destravada. Disponho de dois minutos para as últimas imagens do rolo e transmito-lhe isso mesmo com os dedos abertos num V de vitória. Depois disparo, viro-me e inicio o regresso pelo caminho de pó. A seguir, dispara ele.

Quando me viro, com a lentidão suspensa de um relâmpago, vejo que sorri num esgar que o olhar insiste em não acompanhar. A seu lado, um outro rapaz morto e uma outra AK-47. Salvou-me a vida mas nem por isso lhe agradeço. Limito-me a fixá-lo. E ele, com um dedo apenas, levanta-o num gesto de significado universal. Então - e só então - lhe digo obrigado.

Prazeres Minúsculos

Espresso

Espresso (é mesmo assim que se escreve, não é erro), café, bica ou cimbalino. nenhum néctar consegue mover e despoletar tantas emoções em tanta gente diáriamente. Extraído na sua versão mais quintessencial, o espresso, deve ser tirado em 30 segundos e o resultado são 30 mililitros de licor quente, cobertos de creme aveludado que, só por si, encerra todo o corpo, aroma e subtileza das centenas de ingredientes entre os quais se incluem os sólidos solúveis e os óleos aromáticos emulsionados.
O café tira os dorminhocos da cama, e o sono a mutios outros, e aclara as mentes ao fazer parte da rotina diária de milhões que não conseguem funcionar sem o ópio dessa pequena chávena matinal.
Mas não esqueçam: 30 mililitros em 30 segundos. Nem mais...Nem menos. Porquê? Porque ao ultrapassar os 30 segundos de tiragem se vai enriquecer a beberagem em aromas indesejáveis e menos solúveis tais como fumo, ranço e enxofre conferidos por substâncias químicamente tão complexas como os seus nomes: DMTS; 2,4 Nonadienal, Ethylgujacol e 2,4 Decadienal.
Espuma clara indica subextracção, uma moagem demasiado grosseira, temperatura da água demasiado baixa ou pouco tempo. Se o creme tiver um buraco no meio, bolhas grosseiras ou uma zona branca então é porque foi sobreextraído e terá certamente mau aroma: O conhecido "café queimado".
Por fim o derrube de um mito. Uma "italiana" não tem mais café que um "café cheio" e é sempre mais aromática. O café cheio, além de prometer mau sabor, contém mais cafeína e é mais pernicioso para a saúde.
30 mililitros em 30 segundos. É a Divina Proporção numa chávena....E de acordo com os mais recentes estudos até é como as sardinhas....Não faz mal nenhum!

Efeito Fotoeléctrico ou Introdução à Teoria da Relatividade Restrita

cavaleiros andantes

Imagem

Os homens que nos querem salvar andam aí. Acautelem-se. Têm um faro especial para detectar alguma ansiedade, rotineira para nós mulheres, mas gravíssima para eles. Qualquer olhar mais triste e vago, um lábio descaído que não repuxe o riso, ou um sorriso para o desmaiado são "sinais" que lhes enviamos para subirem à torre onde, supostamente, nos refugiamos a dias e de onde queremos desesperadamente sair nos braços deles. Alguns querem mostrar-nos a luz, outros fazer renascer a menina que há em nós. Uns ensinam-nos alguma coisa e muitos aprendem connosco no entretanto deste vaivem de sentimentos avulsos (não necessariamente falsos). É tudo uma questão de trocas emocionais. É tudo uma questão de paciência. Nem sempre é perda de tempo. Às vezes ganha-se tempo que já estava dado por perdido. No fundo todos queremos ser salvos.

O Código de Santiago

quarta-feira, março 01, 2006

Tou Com Uma Que Parecem Trinta

Um blog português onde podemos ver uns originais e geniais cartoons colocados diariamente, com imenso humor negro.
rais ta parta

Esta divertida animação mostra-lhe em 10 simples passos como ser um republicano.
Como ser republicano

Um grande mestre da BD erótica brasileira tem neste site um tributo à sua obra.
Carlos Zéfiro - o mestre da sacanagem

Um guia para todos os aspirantes a hacker, que foca assuntos tão diversos como qual a atitude e forma de pensar certa ou a melhor maneira de ganhar respeito na comunidade.
Como ser um hacker

Uma boa forma de combater o spam. Nesta página podemos criar endereços de mail temporários, com uma validade por nós escolhida para, por exemplo nos registrarmos num site. Todos os mails para lá enviados serão reeencaminhados para o nosso endereço real, evitando assim a divulgação do nosso endereço.
Mail descartável

Página que permite um acesso directo e simples a diversos anonimizadores, para uma navegação privada e segura.
Navegar anonimamente

Um extraordinário principado no seio de Portugal, perdido nuns ''herméticos'' documentos históricos, e cujo autor tenta repor na ''verdade'' histórica. Viva a Fuzeta!
Principado da Fuzeta da Rainha D. Maria I

Um dos melhores blogs portugueses de tecnologia, graças a capacidade do seu autor em abordar imensos campos, que vão desde o software, ao hardware. Além de ter imensa informação, sugestões e dicas, tem também alguma diversidade de conteúdos com a sugestão de alguns sites, assim como a apresentação de flashs e de exemplos de boa fotografia, nunca descurando a segurança. Vale a pena seguir o You've Got Mail regularmente. Alias, como eu faço...
You've Got Mail

Depois do enorme sucesso de O Código da Bíblia surgem agora provas de que também o livro de Herman Melville é capaz de prever o futuro. Parece ridículo, mas o sistema usado foi o mesmo do CdB, provando que é possível encontrar este tipo de previsões em qualquer livro.
O código de Moby Dick

Para quem gosta delas grandes, bem grandes, como eu.
Tara?
Possível!
Vivam as CHEEINHAS
Enormes mamas

Até Sexta ou Sábado

Zeca

Virus

Fiquem atentos nos próximos dias!
Não abram nenhuma mensagem com um arquivo chamado Copa do Mundo 2006
independente de quem a enviou.
Este vírus virá de uma pessoa conhecida que tem seu nome em sua lista
de endereços, por isso você deve enviar esta mensagem a todos os seus contatos.
É preferível receber 25 vezes esta mensagem, do que receber o vírus.
É o pior vírus anunciado pela CNN e classificado pela Microsoft como o mais destrutivo que já existiu.
Ele foi descoberto ontem pela tarde pela McKafee e não existe anti-vírus para ele.
O vírus destrói o Setor Zero do Disco Rígido, onde as informações vitáis de seu funcionamento são guardadas.
Depois digam que sou mau rapaz.

Zeca

terça-feira, fevereiro 28, 2006

Notícias com final feliz



O espírito é olhar para o lado positivo da actualidade e apresentar, o mais possível, notícias felizes. Num mundo onde é cada vez mais difícil assistir a uma abertura de Telejornal que não relate mortos, acidentes, atentados terroristas e afins, o Site pretende destacar-se pela positiva.

Embora o trabalho de recolha de informação não deva ser tarefa fácil, o site cumpre o prometido e numa viagem rápida pelo menu do dia parece que o mundo ficou mais leve.

A par com as categorias mais tradicionais, como o desporto, a saúde ou a área de notícias internacionais, o site tem ainda uma secção dedicada aos heróis e uma outra à qualidade de vida, duas fontes de inspiração para fugir à rotina.


Já basta o que basta- KRIKA

Médicos sem fronteiras em 360º



Porque por vezes é mesmo uma questão de perspectiva, o site dos Médicos sem Fronteiras oferece uma nova forma de olhar para os cenários onde esta organização não governamental actual. No Site é possível partilhar todo o ambiente que rodeia o trabalho dos Médicos sem Fronteiras no Mali, um dos locais mais desfavorecidos do Mundo.

Clicando nas fotografias tradicionais o visitante pode ter uma sensação de imersão no cenário, ajudada muitas vezes pelo áudio que acompanha as imagens. A vista não é das mais bonitas mas poderá ajudar a ultrapassar o distanciamento que já sentimos perante imagens de miséria.

Para que as imagens sejam visualizadas correctamente convém ter uma ligação com largura de banda razoável e o Quick Time da Apple.

Espreitar não é crime Aqui

Tudo sobre impostos




O Impostos-net assume-se como o site da fiscalidade portuguesa. A página tem informação sobre legislação, ferramentas jurídicas de apoio à decisão, informação fiscal, uma área de serviços e uma outra dedicada a empresas.

As opções não se esgotam aqui e pode também usar a página como ponto de partida para a consulta de revistas da especialidade, tudo seleccionado por profissionais do sector.

O Impostos.net permite ainda consultar dossiers temáticos de fiscalidade e entrar numa secção de notícias para estar informado sobre as últimas do sector.


Não façam como eu, visitem vosso imposto Aqui

À semelhança do que fazem muitas outras entidades públicas e privadas, a Câmara Municipal de Lisboa tem no seu site um espaço que serve como "caixa de sugestões" dos seus munícipes. Designado Site de Ideias, o sítio apela à ajuda dos cidadãos para melhorar a cidade.

Vá lá ajudem o Carmona e os Alfacinhas, Aqui

Emprego móvel

Ao todo, são mais de um milhão de ofertas de trabalho para quem não se importar de abandonar o seu país de origem para adquirir novas competências profissionais. O site publicará todas as vagas publicitadas pelos serviços públicos de emprego na UE e não só, oferecendo ao mesmo tempo uma rede de 700 conselheiros que se propõem auxiliar e informar os trabalhadores interessados na mobilidade.

Podem começar Aqui

p.s.-Mas não deixem as vossas Xafaricas

Projecto Esperança

Não se pode exprimir por palavras a dor de um PAI e de uma MÃE ao perder o que de mais precioso têm na vida, o seu FILHO. Não existem palavras que traduzam o desespero e o sofrimento de uma criança a quem lhe é roubado o mundo em que vive.

Não permita que estas CRIANÇAS caiam no esquecimento. Colabore!

Eles esperam-te Aqui

Acção Animal

No site Acção Animal tenta-se promover uma maior harmonia entre a espécie humana e os animais, o que passa por conselhos sobre a melhor forma de tratamento mas também activismo contra situações consideradas abusivas.

Para saberem mais podem e devem de clikar Aqui

sinais do tempo

Imagem

Reflexões motivadas pelo simples facto de ir buscar a minha filha à escola todos os dias:

1. Os miúdos de hoje são iguais aos miúdos do meu tempo, ou seja, partem cabeças uns aos outros, brindam-se mutuamente com nódoas negras e arranhões, mentem quando dizem que vão deixar de ser amigos de fulano tal («e para sempre!»); enfim, até aqui tudo normal.

2. Não se pode dizer o mesmo dos pais.Os pais mudaram muito; esqueceram-se das suas próprias infâncias e, por isso, não tardará o dia em que os filhos não possam brincar sem terem cada um deles um Seguro e uma Declaração Amigável na mochila.

3. As Companhias Seguradoras têm um futuro promissor...

colega de carteira

*****************************************

Há uns dias recebi um mail que achei bastante piada, passo a citar:

O novo concurso da RTP, a Herança, tem um final assaz divertido:O apresentador revela cinco palavras sem qualquer ligação aparente e o concorrente "só" tem de descobrir, num curto espaço de tempo, o termo que está relacionado com todas elas.

Mas qual é a piada, perguntam vocês. Ora, a piada está no facto de ser impossível adivinhar o termo pretendido, tendo em conta que as cinco "pistas" são totalmente absurdas, enganadoras e filhas-da-puta.

O pobre concorrente fica com cara de parvo a olhar para elas e, no final, quando lhe é revelado o termo que ele deveria (por milagre) ter acertado, solta um triste e pouco convicto "Ah, pois era". Isto perante o riso paternalista do intragável Malato, que qualifica esta patranha de "prova de conhecimento" e invariavelmente conforta o pateta do concorrente com o terrivelmente cínico:
"Está a ver? Bastava pensar um bocadinho!".

Vejam, por exemplo, o que se passou ontem.
Estas eram as pretensas pistas (juro que é verdade):

Paulo
Napoleão
Paraguai
Évora
Promoção

Como podem ver, basta reflectir durante 2 minutos para descobrir o termo certo.
Não conseguem?

Pensem lá mais um pouco.

Como é óbvio para uma luminária do calibre do Malato, a palavra certa só poderia ser " Assunção".
Confusos?
Ora bem, como explicou o apresentador,

"Paulo" é o primeiro nome do jogador do FCP Paulo Assunção (fodasse, esta era de caras pá e eu aqui a pensar em S. Paulo).

"Napoleão" nasceu no dia 15 de Agosto, dia de Nossa Senhora da Assunção (Tão fácil. Como é óbvio, o concorrente deveria ter pensado "Napoleão? Ainda bem que publiquei a semana passada a minha tese de doutoramento sobre a vida de Napoleão. Sei que o gajo nasceu a 15 de Agosto de 1769 às 13:30, e sendo esse o dia da Nossa Senhora da Assunção, a resposta só pode mesmo ser Assunção").

A terceira pista, " Paraguai", é a única que faz sentido, sendo no entanto ofuscada pelo surrealismo das outras.

"Évora" era uma pista muito óbvia para o Malato, já que a cidade tem uma igreja da Nossa Senhora da Assunção (não consta, no entanto, que o Paulo Assunção ou o Napoleão tenham alguma vez lá rezado uma missa).

Por fim, " Promoção" é um dos sinónimos de "Assunção".Mais fácil que isto era impossível.

Gosto tanto deste programa que dá cinco pistas aos nossos leitores para descobrirem o termo subjacente

Esquimó
Bode
Doente
Otário
Pontapé

Adivinharam?
Claro que sim.
A palavra certa é... "Malato"!

Ora bem, o "esquimó" é conhecido por comer muita gordura para se aquecer e gordura é o que não falta ao Malato.

Quanto a " Bode", quem pode esquecer a barba de bode do Malato? Mais óbvio é impossível.

"Doente" é um sinónimo de Malato (fui ver ao dicionário) e "Otário" uma das suas características mais salientes.

Por último " Pontapé" era o que eu gostava de lhe dar naquela peida gorda (o que remete de novo para "Esquimó"). Fodasse, mais fácil era impossível.
Ou como diria o Malato "Estão a ver? Bastava pensar um bocadinho!".

El Mariachi

DA MESA DO ORIENTAL





AINDA NO FIO DA ESPADA

Bom ponto feito pelo Misantropo em sede da nobre arte. Harrison é um velho clássico, e, ainda que, em meu entender, mais genuíno que o filósofo Herrigel , pertencem ambos à primeira vaga dos divulgadores das artes marciais japoneses no Ocidente, quando pelo Dai-Nippon também andava o nosso Wenceslau, mais dado a outras estéticas e absolutamente imune ao fighting spirit.
Quanto me apercebi, há algum consenso entre os sensei no que respeita à literatura para nanban-jin; nele, a colectânea clássica de Sato, Sword and the Mind, alguns títulos que já aqui trouxe um dia, dos quais se recomenda pelo extremo interesse (apesar do título algo restritivo) o esboço de uma teoria das artes marciais por Kenji Tokitsu.
O melhor de tudo ainda é a prática, in loco, com os sensei da velha guarda, a quem os livros pouco interessam e com quem se aprende mais num dia do que num ano a ler. E para contrabalançar o excesso de entusiasmo cultural no Japão, recomenda-se vivamente Kurt Singer, Mirror, Sword and Jewel -- porventura uma das mais agudas e desapaixonadas análises do espírito japonês, ou numa versão mais light, Kurt Singer, A Japanese Mirror. Heroes and Villains in Japanese Culture

Je Maintiendrai

Incógnita

Como há já uma quase vintena de anos que abandonei as lides universitárias, não me importo de procurar esta beldade.
Alguém sabe dizer qual é o blogue desta Colega?
Esperteza não lhe falta, para se esconder dos cães de caça que lhe andam no encalço.
Não podia faltar, no dia em que os livros e a feminilidade estiveram na berra...

O Misantropo Enjaulado

Jornalismo digital: Congresso de Huesca publica livro

Ramón Salaverría dá-nos a chave para aceder a dois documentos importantes. Um é

Fernando Sabés Turmo (2006) Análisis y Propuestas em torno al Periodismo Digital. Zaragoza: Asociación de la Prensa de Aragón.
Recolhe em livro digital 28 das comunicações seleccionadas para serem apresentadas esta semana (quinta e sexta-feira) na sétima edição do conhecido Congresso Nacional de Periodismo Digital, de Huesca, Espanha.
A título de curiosidade: o capítulo "Ciberperiodismo y Universidad: la Inclusion Curricular del Periodismo On-line", da autoria de Santiago Tejedor Calvo, docente da Universidad Autónoma de Barcelona, constitui um resumo da tese de doutoramento que este académico vai defender quarta-feira, na sua Universidade, precisamente sobre o modo como os cursos de jornalismo das Universidades espanholas estão a preparar os futuros profissionais para trabalharem em ambiente de redes digitais. É esse um dos trabalhos que tenho andado a ler, nestes dias.

_____________________________________________________________________________________

"Jornalistas multimedia": um estudo europeu

O segundo documento, que descobri na mesma fonte, é o seguinte:

- Hans Paukens/Sandra Uebbing (Eds.) (2006) Tri-Medial Working in European Local Journalism . Deutsche Hörfunk Akademie.
Trata-se da publicação de uma pesquisa financiada pelo programa Leonardo da Vinci, da União Europeia, que se debruça sobre a situação e desafios da formação multimedia de jornalistas, em contextos empresariais ou de grupo de reduzida escala. Do texto introdutório, retiro esta nota de apresentação:
"For the recent years, the slogan 'one content, all media' has been mirroring the transformation of journalistic working in Europe. At the same time, it reflects strategies of media companies to produce content only once and then to exploit it on distinct medial publishing platforms via digital technologies. For journalists, the producers of those journalistic products and contents, this development means a continous alternation of their professional profile and an increasement of various multi-medial skills which the media market requires. Thus, journalists additionally need to acquire multi-medial competences that enable them to keep up with the rapid transformations of the media industry".

Jornalismo e Comunicação

A Pedra

Hoje decidimos homenagear a pedra, pode parecer despropositado, mas de facto no nosso entender não o é, na escola aprendemos coisas sobre a Idade da Pedra, da Pedra Lascada, reza a história da humanidade que os primeiros utensílios utilizados pelo homem, eram feitos de pedra, as cavernas naturais ou feitas à força de braços foram as primeiras habitações do homem, a pedra foi também utilizada pelo homem, para dar forma expressão artística, ou pura e simplesmente para comunicar ou registar factos, as hoje famosas Gravuras Rupestres e não só, são um exemplo disso, nos dias de hoje os artistas continuam a utilizar a pedra para expressar os mais variados sentimentos e arte.
Muitos de nós sonhamos com uma casa toda em pedra, muitos de nós temos em casa uma pedra como um objecto de decoração, muitos de nós quando vamos a algum lugar que gostamos, trazemos uma pedra como forma de recordar que estivemos ali.
Na verdade a pedra simboliza a beleza e ao mesmo tempo a força da natureza, trazer uma pedra de algum lugar é um pouco trazer um pouco connosco desse mesmo lugar, a pedra exerce um fascínio sobre nós, admiramos as lindíssimas casas em pedra, adoramos a calçada à portuguesa, ficamos fascinados a olhar os rochedos à beira mar, ou as montanhas rochosas, o que é facto é que não temos muita consciência dessa influencia.
Devido á força que a pedra transmite, ela é desde sempre muitas vezes usada para reforçar ideias, símbolos, vontades, reforçando a comunicação, passamos a referenciar exemplos que todos nós conhecemos:
Quem nunca tiver cometido perjúrio, que atire a primeira pedra.
Lançamento da primeira pedra.
Pedra de toque.
Pedra basilar.
Pedra sobre pedra
Pedra filosofal.
Quem tem telhados de vidro, não deve atirar pedras ao ar.
Colocar uma pedra sobre o assunto.
Duro que nem uma pedra.
Pedrada no charco.
Muitas outras haverá certamente, mas o que pretendemos é de alguma maneira, falar sobre algo tão importante para a humanidade, mas porque por distracção ou seja lá pelo que for, não damos o devido valor, agora para colocar uma pedra sobre o assunto, que tal deixarmos de dar pontapés na pedra.
O nosso muito obrigado.

coisas-do-burro

Código Deontológico do Jornalista

Para quem não sabe, e quer saber, ou para quem não se lembra, eu relembro:

Código Deontológico do Jornalista

1 - O jornalista deve relatar os factos com rigor e exatidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público.

2 - O jornalista deve combater a censura e o sensacionalismo e considerar a acusação sem provas e o plágio como graves faltas profissionais.

3 - O jornalista deve lutar contra as restrições no acesso às fontes de informação e as tentativas de limitar a liberdade de expressão e o direito de informar. É obrigação do jornalista divulgar as ofensas a estes direitos.

4 - O jornalista deve utilizar meios legais para obter informações, imagens ou documentos e proibir-se de abusar da boa-fé de quem quer que seja. A identificação como jornalista é a regra e outros processos só podem justificar-se por razões de incontestável interesse público.

5 - O jornalista deve assumir a responsabilidade por todos os seus trabalhos e actos profissionais, assim como promover a pronta rectificação das informações que se revelem inexactas ou falsas. O jornalista deve também recusar actos que violentem a sua consciência.

6 - O jornalista deve usar como critério fundamental a identificação das fontes. O jornalista não deve revelar, mesmo em juizo, as suas fontes confidenciais de informação, nem desrespeitar os compromissos assumidos, excepto se o tentarem usar para canalizar informações falsas. As opiniões devem ser sempre atribuídas.

7 - O jornalista deve salvaguardar a presunção de inocência dos arguidos até a sentença transitar em julgado. O jornalista não deve identificar, directa ou indirectamente, as vítimas de crimes sexuais e os delinquentes menores de idade, assim como deve proibir-se de humilhar as pessoas ou perturbar a sua dor.

8 - O jornalista deve rejeitar o tratamento discriminatório das pessoas em função da cor, raça, credos, nacionalidade ou sexo.

9 - O jornalista deve respeitar a privacidade dos cidadãos excepto quando estiver em causa o interesse público ou a conduta do indivíduo contradiga, manifestamente, valores e princípios que publicamente defende. O jornalista obriga-se, antes de recolher declarações e imagens, a atender às condições de serenidade, liberdade e responsabilidade das pessoas envolvidas.

10 - O jornalista deve recusar funções, tarefas e benefícios susceptíveis de comprometer o seu estatuto de independência e a sua integridade profissional. O jornalista não deve valer-se da sua condição profissional para noticiar assuntos em que tenha interesses.

Aprovado em 4 de Maio de 1993 (informação Sindicato de Jornalistas)

Fotojornalismo

Uma Comadre virtual na terça-feira de Carnaval

Depois de escrever este post, fiquei com a vontade de fazer uma Comadre. Olhei em meu redor, mas não encontrei os materiais necessários para tal façanha. Não tinha papel colorido, nem tinha palha, tão pouco tinha um cartuxo de merceeiro para fazer a cabeça. Quando já estava a desistir deste capricho, tive uma ideia: - “Podia desenhar uma Comadre no computador! Sim, e depois podia fazer um post com ela e desafiar as comadres bloguistas!

Esta ideia pareceu-me interessante. No entanto, por debaixo da minha careca, surgiu uma interrogação: -“Ouve lá! Para que vais fazer uma Comadre na blogosfera, se as mulheres não querem nada com o teu blog? Já os homens sabe Deus…”

Contudo, como não sou gajo de desistir, criei a Comadre, que aqui vos apresento e da qual me sirvo para lançar um repto a todas as mulheres que habitam e circulam por este eterno Carnaval que é a blogosfera. Porém, como estou quase convencido de que a repercussão desta minha brincadeira carnavalesca vai ser quase nula, já ateei o rastilho à minha, ou melhor à vossa, pobre C O M A D R E.

Um alegre e divertido Carnaval para
T O D A S!

Gregoriando

Última Hora!

Numa tentativa desesperada de conter a gripe das aves, George W. Bush acaba de mandar bombardear... as Ilhas Canárias!

BANZAI

O Poder da Arte (1)

Nunca fui a Serralves, confesso. Talvez para me redimir desse pecado, já vi várias vezes a exposição que a Fundação montou na Assembleia da República. Para quem também nunca foi a Serralves, nem pensa vir a ter pachorra para ir ao antigo Convento dos Frades Hospitalários de São Bento, vou passar aqui a exposição, em pequenas doses periódicas, com os comentários que achar convenientes. Os meus, e os vossos comments…

Esta cabine telefónica é uma peça de José de Guimarães. A mensagem está nas calças penduradas no interior, ou melhor, está representada nas letras pintadas nas calças. Alô? Alô?... ninguém responde...

,-

C/2006 A1 Pojmanski

Crédito: John Drummond

Mais uma imagem do cometa, obtida na Nova Zelândia

Rastos de Luz