terça-feira, fevereiro 28, 2006

Jornalismo digital: Congresso de Huesca publica livro

Ramón Salaverría dá-nos a chave para aceder a dois documentos importantes. Um é

Fernando Sabés Turmo (2006) Análisis y Propuestas em torno al Periodismo Digital. Zaragoza: Asociación de la Prensa de Aragón.
Recolhe em livro digital 28 das comunicações seleccionadas para serem apresentadas esta semana (quinta e sexta-feira) na sétima edição do conhecido Congresso Nacional de Periodismo Digital, de Huesca, Espanha.
A título de curiosidade: o capítulo "Ciberperiodismo y Universidad: la Inclusion Curricular del Periodismo On-line", da autoria de Santiago Tejedor Calvo, docente da Universidad Autónoma de Barcelona, constitui um resumo da tese de doutoramento que este académico vai defender quarta-feira, na sua Universidade, precisamente sobre o modo como os cursos de jornalismo das Universidades espanholas estão a preparar os futuros profissionais para trabalharem em ambiente de redes digitais. É esse um dos trabalhos que tenho andado a ler, nestes dias.

_____________________________________________________________________________________

"Jornalistas multimedia": um estudo europeu

O segundo documento, que descobri na mesma fonte, é o seguinte:

- Hans Paukens/Sandra Uebbing (Eds.) (2006) Tri-Medial Working in European Local Journalism . Deutsche Hörfunk Akademie.
Trata-se da publicação de uma pesquisa financiada pelo programa Leonardo da Vinci, da União Europeia, que se debruça sobre a situação e desafios da formação multimedia de jornalistas, em contextos empresariais ou de grupo de reduzida escala. Do texto introdutório, retiro esta nota de apresentação:
"For the recent years, the slogan 'one content, all media' has been mirroring the transformation of journalistic working in Europe. At the same time, it reflects strategies of media companies to produce content only once and then to exploit it on distinct medial publishing platforms via digital technologies. For journalists, the producers of those journalistic products and contents, this development means a continous alternation of their professional profile and an increasement of various multi-medial skills which the media market requires. Thus, journalists additionally need to acquire multi-medial competences that enable them to keep up with the rapid transformations of the media industry".

Jornalismo e Comunicação