sábado, março 04, 2006

Espresso

Espresso (é mesmo assim que se escreve, não é erro), café, bica ou cimbalino. nenhum néctar consegue mover e despoletar tantas emoções em tanta gente diáriamente. Extraído na sua versão mais quintessencial, o espresso, deve ser tirado em 30 segundos e o resultado são 30 mililitros de licor quente, cobertos de creme aveludado que, só por si, encerra todo o corpo, aroma e subtileza das centenas de ingredientes entre os quais se incluem os sólidos solúveis e os óleos aromáticos emulsionados.
O café tira os dorminhocos da cama, e o sono a mutios outros, e aclara as mentes ao fazer parte da rotina diária de milhões que não conseguem funcionar sem o ópio dessa pequena chávena matinal.
Mas não esqueçam: 30 mililitros em 30 segundos. Nem mais...Nem menos. Porquê? Porque ao ultrapassar os 30 segundos de tiragem se vai enriquecer a beberagem em aromas indesejáveis e menos solúveis tais como fumo, ranço e enxofre conferidos por substâncias químicamente tão complexas como os seus nomes: DMTS; 2,4 Nonadienal, Ethylgujacol e 2,4 Decadienal.
Espuma clara indica subextracção, uma moagem demasiado grosseira, temperatura da água demasiado baixa ou pouco tempo. Se o creme tiver um buraco no meio, bolhas grosseiras ou uma zona branca então é porque foi sobreextraído e terá certamente mau aroma: O conhecido "café queimado".
Por fim o derrube de um mito. Uma "italiana" não tem mais café que um "café cheio" e é sempre mais aromática. O café cheio, além de prometer mau sabor, contém mais cafeína e é mais pernicioso para a saúde.
30 mililitros em 30 segundos. É a Divina Proporção numa chávena....E de acordo com os mais recentes estudos até é como as sardinhas....Não faz mal nenhum!

Efeito Fotoeléctrico ou Introdução à Teoria da Relatividade Restrita