quarta-feira, março 15, 2006

Cosendo a bota do futuro


If you want a vision of the future, imagine a boot stamping on a human face - forever. - George Orwell

Há milhentas maneiras pelas quais a liberdade do indivíduo pode ser reduzida, tranferindo para o Estado o poder que detém enquanto agente livre de uma sociedade livre— enquanto indivíduo.

Nos Estados Unidos, a Google tem sido "apertada" para fornecer ao Estado informações sobre os seus utilizadores. Mesmo que os utilizadores normais não sintam na pele esta interferência, é a sua liberdade que está a ser atacada. O Estado não mata mas intimida o "mensageiro", sem necessidade de instalar câmaras de televisão em todas as esquinas e todas as divisões.

Por cá, o Estado pretende implementar um Plano de Combate à Pirataria Digital, que avança com a retórica dos "serviços ilegais de partilha de ficheiros". Já não é o mensageiro a ser atacado, mas a ferramenta. Na prática, o Estado pretende olhar para dentro da correspondência pessoal de cada indivíduo. Imagine o seu gravador de cassetes ligado directamente ao Ministério da Administração Interna.

Recentemente, o anúncio de um Cartão do Cidadão foi acolhido com indiferença pela população. As declarações do Primeiro-Ministro que brevemente os serviços públicos estariam a competir para incluir no cartão mais funcionalidades foram completamente ignoradas. Não interessa à pessoas que toda a sua vida seja do conhecimento de um Estado que as sobrecarrega com impostos obrigatórios, "oferecendo" em troca serviços medíocres dos quais não há fuga possível.

O Estado-database é uma realidade, e o indivíduo é cada vez mais um número a ser controlado. O socialismo programático evolui. É cada vez mais programação orientada por objectos. E você, caro objecto, já foi formatado?

A Arte Da Fuga

----------------
A Mão Esquerda
Klik Klik