quarta-feira, março 15, 2006

Aumentam os mais ricos



E em post anterior, que não me apetece ir agora procurar nos arquivos, tive oportunidade de dizer que, nos meus tempos de executivo, fazia frequentes almoços ou jantares "de trabalho", no Porto e em Lisboa. Os temas de conversa variavam, desde o futebol à política. O grupo de pessoas à mesa variava, todas sabiam a minha cor partidária, eu abstinha-me de falar quanto à política e as outras pessoas não me incomodavam. Situadas todas na área da direita e da extrema-direita (conheço pessoalmente dois deputados do Porto), lembro-me que num desses jantares, num dos hoteis mais conhecidos da Av. da Liberdade, em Lisboa, acabara de ser eleito o PS para a governação. E os comentários eram assim: "Que se lixe, nós até gamamos mais com o PS no governo." Numa outra ocasião, a propósito das autárquicas, essas mesmas pesoas confessavam: "Bem... não há dúvidas de que os tipos do PCP são os mais honestos e competentes no empenho e trabalho que desenvolvem nas autarquias." Foi sensivelmente isto que disse em post no arquivo e que agora achei oportuno repetir a propósito duma pequena notícia que li no jornal "metro" e que a seguir reproduzo:

Belmiro sobe entre os mais ricos

«Sem grande surpresa, Belmiro de Azevedo continua a ser o homem mais rico de Portugal e o único português entre os mais ricos do mundo [ver "top 10" ao lado]. E no último ano ficou ainda mais rico.Na lista da "Forbes", o patrão da Sonae subiu do 387º lugar para a 350º posição na lista das 793 maiores fortunas. Uma conquista de 37 lugares para riqueza deste português, estimada em 2,2 mil milhões de dólares (1,85 mil milhões de euros). No último ano, o seu pecúlio engrossou 500 milhões de dólares (419 milhões de euros).»Omito a lista dos "Top 10" por desnecessária. A minha introdução não suscita dúvidas. O aumento dos mais ricos em Portugal respeita ao ano de 2005, o primeiro do governo socrático do PS. Também aumenta em Portugal... a fome.

Malaposta

...................
A Mão Esquerda
Klik Klik