quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Funcho, Erva-doce, Anis-doce...

Quase toda a gente conhece as vantages de um chá de funchos, ou de um rico caldo de couves com funcho, ou das diversas bebidas e sobremesas confeccionadas à base de funchos.
De acordo com o fim a que se destina poder-se-á utilizar as folhas, as raizes e/ou os frutos (sementes).Esta planta contém inúmeros beneficios salutares pois actua no aparelho digestivo, diminuindo dores e gases e prevenindo espasmos e cólicas em todo o organismo, inclusive as menstruais. O seu uso regular favorece a eliminação do excesso de muco do aparelho respiratório, funcionando como um expectorante. Contém potássio, o que lhe confere propriedades diuréticas e purificadoras do corpo. Ao ser utilizado por gestantes e na fase de amamentação, aumenta a produção de leite materno.
É indicado para dores musculares e reumáticas, bronquite e tosses, problemas urinários, anorexia, problemas digestivos do tipo diarréia, azia, vómitos, gases. Ingerido em grandes quantidades tem uma acção cicatrizante e é eficaz no combate à insónia (é relaxante).Curiosidade: das sementes do funcho é retirado o óleo essencial para o fabrico de perfumes.

Meus amigos, desejo-vos um bom Carnaval e "Haja Saúde"!


Etnobotânica dos Açores