quarta-feira, fevereiro 22, 2006

O grito dos Congos..

O macaco congo apresenta normalmente uma cor negra, pesando o macho entre os 6 e os 7kg enquanto a fêmea não ultrapassa os 4 Kg. É para muitos o animal mais caracteristico dos bosques americanos.

Devido ao seu potente grito, pode ser ouvido a muita distância (mais de1 Km em bosque denso). Este potente som é produzido por uma caracteristica especial na sua laringe, chamado hioides, que não é mais que um osso que o capacita de emitir uma forte ressonância. Na Costa Rica é o unico primata não humano que habita as florestas. Estes macacos estão normalmente em grupos de 3 a 20 individuos, compostos por machos, femeas e jovens. Considera-se que os congos são grandes consumidores de folhas e são extremamente selectivos, pois apenas comem certas partes específicas de certas árvores (escolhem as que possuem maior concentração de nutrientes em deterimento das outras).

Não sei o que nos quis dizer quando soltou aquele forte grunhido, mas confesso que a minha primeira interpretação foi... "nem penses em subir à arvore".

THE RAINBOW WARRIOR