terça-feira, março 07, 2006

O sistema - recrutamento e perseguição



À medida que, com a evolução tecnológica e popularidade, a blogosfera deixa de ser apenas uma tertúlia de jogos florais de intelectuais e passa a arena de combate político principal, crescem as oportunidades de recrutamento daqueles que estejam dispostos à traição de carácter e aumenta a perseguição dos contestatários do sistema podre.

O sistema político-mediático é muito selectivo no recrutamento: só lá tem entrada quem, nas questões "fracturantes" (que são, neste sistema fechado, as criminais!) alinha com as posições dos entalados, com mais ou menos indignação, subterfúgios, tecnicalidades e silêncio. Nessa deriva de carácter, que a ambição também corrompe, quem tenha conseguido evidência, sabe que, se favorecer as posições dos entalados, ou, pelo menos, não os condenar, receberá entrada no mundo dourado dos media e nos salões do castelo do poder.

Por outro lado, o sistema político-mediático é implacável na perseguição dos contestários: quem denuncia recebe conselhos e recados e, se não parar, a coacção directa.

Os conselhos vêm de amigos preocupados com o risco de falar e escrever sobre isso.

Os recados chegam de personagens proeminentes que se mostram incomodados com as intromissões em assuntos que, segundo explicam, não dizem respeito aos contestários. Esses assuntos são, como lhe chamam, "cosa nostra", deles...

A coacção directa é exercida através da identificação, bloqueio de oportunidades, cancelamento de contratos, processos disciplinares com base em delitos de opinião, punições na carreira, despedimento, registo na base de dados, vigilância, calúnia e insulto, orquestração mediático-judiciária, alargamento e endurecimento de penas, instituição de órgãos de vigilância e controlo de informação e opinião, processos judiciais por delito de opinião e de informação, ameaça de prisão, enviesamento de sentenças, intrusão de residências, buscas domiciliárias e de viaturas, intimidação directa e sistemática da família e devassa de correspondência.

Além da constante possibilidade de utilização de violência física. A que inevitavelmente chegarão, se a indignação dos cidadãos e a responsabilidade de alguns dirigentes não travar o abuso do sistema.

Do Portugal Profundo

...................
A Mão Esquerda
Klik Klik