domingo, fevereiro 05, 2006

NÃO FALARÁS!

Imagem
Os cartunes publicados na Dinamarca ofenderam alguns muçulmanos, estes protestaram e houve quem tivesse pedido desculpas e mesmo sugerido algum cuidado o que significa auto censura. Podemos criticar os nossos governantes, discutir o sexo dos nossos anjos, brincar com o Papa ou com o Dalai Lama, com Estaline ou Mao, podemos aturar dia sim dia não a vídeos de raptores, podemos ver pessoas ser degoladas, podemos conviver com o receio permanente de que algum doente mental se decida fazer explodir ao nosso lado, mas somos obrigados a respeitar um deus que não é nosso de um forma que não exigimos a ninguém que respeite todos os outros deuses.

Quem viu os cartunes nem entende o porquê de tanta ofensa, foi porque num o profeta dizia que não tinha mais virgens? Mas não é verdade que tal é prometido aos candidatos a mártires? Não é verdade que as hordas de crianças que o Ayatollah Khomeini mandava para a frente de batalha no Shatt-al-Arab transportavam uma chave de plástico que lhes abriria o céu? E os suicidas palestinianos antes de serem enviados para a morte não são filmados a recitar versos do Corão?

Aceita-se que os povos, as suas culturas e religiões devem ser respeitados, mas quem vai estabelecer o limite a respeitar, serão os grupos fundamentalistas islâmicos? Iremos aceitar que na Europa sejam os seguidores de Monsenhor Lefevre os padrões de respeito pelos valores do cristianismo, ou que sejamos liberais em relação aos nossos valores e temer uma inquisição quando se trata da religião islâmica?

Qualquer limitação à liberdade de expressão, mesmo que troco da venda de uns bifes de vitela, é inaceitável, a liberdade de expressão não é negociável, nunca o foi com o Vaticano em o deverá com o fundamentalismo islâmico. Essa seria a maior vitória de uma guerra que a Europa não está a travar, mas em que está cada vez mis envolvida.

O JUMENTO

6 Comments:

At domingo, 05 fevereiro, 2006, Blogger cris said...

adorei a imagem, ta fantastico o teu blog.
passa la no meu.

bjinho***

 
At domingo, 05 fevereiro, 2006, Blogger Unknown said...

A verdade é que o fanatismo dos muçulmanos não tem limites...se não lhe metem um travão a coisa vai complicar-se, e não será só na Dinamarca...

 
At domingo, 05 fevereiro, 2006, Blogger Mac Adame said...

A minha liberdade não é muçulmano nenhum que ma tira. Para a defender, pegaria em armas para matar a escumalha.

 
At domingo, 05 fevereiro, 2006, Blogger Isabel José António said...

Olá Zeca!

Não se importa que lhe chamemos assim?

Cá viemos ter ao seu cantinho, que está muito interessante, e encontrámos a nossa "Àgua"!

Viemos deixar um abraço, vá aparecendo!
Já que gosta de poema sobre água, há um outro poema sobre essa temática no nosso blog, nos "archives", no mês de Dezembro. Chama-se "Gota de Água" e foi postado em 01 de Dezembro, embora tivesse sido escrito em 30 de Novembro.

Isabel e José António

 
At segunda-feira, 06 fevereiro, 2006, Blogger Águas da Vida News said...

Ola querido visitinha para desejar um lindo inicio de semana.
Big Kiss

 
At segunda-feira, 06 fevereiro, 2006, Blogger musalia said...

já fiquei com o novo link, vou adicionar à lista.
beijos.

 

Enviar um comentário

<< Home