segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Como constituir uma associação...

Imagem

...ou um direito negativo perante o Estado.
Procuro informação na net.
Aparece uma página com este resumo:

Constituição de Associações Uma Associação é constituída por um grupo de pessoas,
legalmente denominado, "pessoa colectiva", reunido com um objectivo comum ...

Parece-me bem. Depois de clicar no link, reparo que é sobre associações juvenis. Seremos jovens? Mmmm... Adiante. Insistindo nesta página, clico em Onde obter mais informação sobre este assunto?

Em lado nenhum? Apesar do mau começo, insisto. Uma página do SEF? Tenha medo, muito medo. Fico a saber que a lei é de 1974.

Mais adiante, outra página explica como constituir uma associação de pais. Pronto, já estivemos mais longe.

A seguir, segundo uma página da Procuradoria Geral de Lisboa, fico a saber que "o direito de associação é um direito complexo que se analisa em vários direitos ou liberdades específicos, é fundamentalmente um direito negativo, um direito de defesa, sobretudo perante o Estado, proibindo a intromissão deste, quer na constituição de associações ou na sua organização e vida interna.

"Retenho "um direito negativo sobretudo perante o Estado" e sigo caminho. Próxima paragem: Constituição da República Portuguesa. O meu livro preferido. Adoro o artigo 21º - tenho praticado muito, sem violência física. Gosto mais da bofetada de luva branca.
Interessam-nos nesta página vários pontos, desde os Direitos, liberdades e garantias de participação política, aos Direitos e deveres sociais, passando pelos Direitos e deveres culturais. Interessa-me quase tudo na Constituição. É um belo romance.

A esta altura, já as crianças reclamam a atenção materna. Vejo o que se passa e altero a pesquisa para "como constituir uma associação" . As crianças insistem que querem a mãe e eu insisto na minha pesquisa. Ora... adoptar não, associação juvenil não, página brasileira não, bláblábláblá não. Tenho tempo ainda para espreitar esta, sobre associações mutualistas:"

...eu sou, diz a mutualidade;
...eu preciso, dizem os associados;
...eu ofereço, diz a mutualidade.

"Mmmm... Imagens, cartões... Mãããããããíííííííím! Desisto. As crianças ganham. Ou será que perdem, ao não deixar a mãe continuar a pesquisa?

Mães; Mulheres Anónimas

4 Comments:

At segunda-feira, 27 fevereiro, 2006, Blogger Living Place said...

Olá Zeca,
Vi que ficaste chateado por aqui ter vindo e não dizer nada, mas para dizer a verdade não percebo muito bem o teu blog e tb não tens nenhum email que te possa responder.
Tu copias os post dos outros?
Sendo assim o melhor é ir comentar os proprios blogs, não é?
Não vejo razão para ficares zangado com talk falto, pois nem todos somos iguais e nem todos gostamos da memsa coisa. Vejo que tens aqui posts muito interessantes, isso é bom, mas como te disse não são teus, não é?

 
At segunda-feira, 27 fevereiro, 2006, Blogger Nilson Barcelli said...

Há dias fui mais uma vez plagiado.
Creio que pela segunda vez.
Penso (desculpa a ousadia) que não deverias publicar mais que um post por dia. Assim quase ninguém lê o que publicas.
Abraço.

 
At segunda-feira, 27 fevereiro, 2006, Blogger Mimi said...

ena, que leitores tão mal-dispostos que tu tens! aconselho-te então a plagiar alguma coisa do major-alverca.blogspot.com. Pode ser que lhes arranques um sorriso...

ah! gostei da ilustração.

 
At segunda-feira, 27 fevereiro, 2006, Blogger antónio paiva said...

.....caro confrade volto amanhã.....
Abraço

 

Enviar um comentário

<< Home