quinta-feira, fevereiro 23, 2006

No Mundo da Blogosfera

Saltitando de blog em blog, percorrendo extasiadamente a corrente infinita, um principezinho vindo de outro mundo encontrou uma raposa e disse-lhe:

- Quem és tu? És bem bonita!
- Sou uma raposa.
- Anda brincar comigo, estou tão triste!
- Não posso brincar contigo, ainda não me cativaste.
- Ah! perdão - disse o principezinho.
Mas, depois de ter reflectido, acrescentou:
- Que significa "cativar"?
- Tu não deves ser daqui - disse a raposa. - Que procuras?
- Procuro os Homens - disse o principezinho. - Que significa "cativar"?
- Os Homens - disse a raposa - têm espingardas e caçam. É uma maçada! Também criam galinhas. É o único interesse que lhes acho.
- Andas à procura de galinhas?
- Não - disse o principezinho. - Que significa "cativar"?
- É uma coisa de que toda a gente se esqueceu. Significa criar laços.
- "Criar laços"?
- Isso mesmo. Para mim, não passas por enquanto de um rapazinho em tudo igual a cem mil rapazinhos. E eu não preciso de ti e tu não precisas de mim. Para ti, não passo de uma raposa em tudo igual a cem mil raposas. Mas, se tu me cativares, precisaremos um do outro. Serás para mim único no mundo. Serei para ti única no mundo.
- Com muito gosto. Mas falta-me tempo. Preciso de descobrir amigos e conhecer muita coisa...
- Só se conhecem as coisas que se cativam. Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos. Se queres um amigo, cativa-me...
- E como é que eu hei-de fazer?
- Tens de ter paciência. Primeiro sentas-te um pouco afastado de mim. Eu olho para ti pelo cantinho do olho, e tu não dizes nada. Mas de dia para dia podes sentar-te cada vez mais perto...
Antoine de Saint-Exupéry, O Principezinho (texto com supressões e adaptações)
Fotografia de Raúl Gouveia

Diário de bordo