sexta-feira, março 10, 2006

Há Quem Viva Pior!

Há Quem Viva Pior!

Quantas vezes ao longo da vida, não fomos bombardeados com frases como esta? E costuma ser sempre dita, por quem nos ouve, como remate final de um desabafo nosso! Uma tentativa de consolo a dar para o fracote, porque além dos problemas que já temos ainda levamos com a culpa de sermos uns mal agradecidos para com a vida!
Pois é, há de facto quem viva pior, mas também há quem viva melhor!Sinceramente não vejo motivos para que a desgraça dos outros sirva de calmante para os nossos anseios e frustrasções.
Lembro-me de uma situação muito curiosa que se passou com um primo meu, (era ele pequenino), e que após várias tentativas fracassadas da minha tia para que ele comesse a sopa recorrer como argumento de desespero, ao já típico lugar comum, das crianças que morrem de fome em África, ele lhe ter respondido, com a maior frontalidade e inteligência: "Mamã, então porque é que não pões esta sopa no correio e mandas para África!". Faz todo o sentido, pois se ele não tinha fome e os outros estavam a morrer! A fome das outras crianças, não lhe abria o apetite, logo, o mais lógico, será pôr as coisas no seu lugar e vivê-las com a coerência devida!
Talvez esteja na hora de começarmos a lutar um pouco mais pelos nossos objectivos pessoais e deixarmos de nos contentar com frases como estas, que no fundo, só têm servido como uma desculpa para não sairmos do mesmo sitio, contentando-nos com a rotina, a frustração, a mediocridade...

Entendam que não quero com isto dizer que não é importante tomarmos consciência de determinadas realidades e situações que se passam à nossa volta, até para podermos fazer alguma coisa no sentido de melhorar essas mesmas situações.

O que nunca podemos, nem devemos, é servirmo-nos das fraquezas alheias, para não evoluirmos.

Humildade, não tem a ver directamente com dinheiro ou estatuto, é uma atitude perante a vida, e por vezes, muitas pessoas que acusam outras de terem uma ambição desmedida, porque trabalham e estudam muito a "pensar no dinheiro", esquecendo-se que elas é que estão a ser tomadas pelo orgulho, pela incapacidade de reconhecerem que por perguiça, ou por medo, não conseguem dar o primeiro passo!

Desculpam-se com o casamento, com os filhos, com o terem nascido pobres, com as dívidas, mas o tempo deperdiçado nesta auto-contemplação, seria muito mais bem empregue se investido em tudo o que alegam já "não ter idade para isso".


Há invisuais, surdos, desmenbrados que vencem, que estudam, que sustentam a família e que não se vergam a esta máxima do "Há quem viva pior". Se calhar até foi mesmo causa das suas limitações que chegaram à conclusão que a partir dali só podiam viver melhor, porque pior seria impossível! Não paralizes perante a vida! Toda a regra tem excepções e tu até podes mesmo ser a excepção à regra! Deixa lá os que vivem pior e os que vivem melhor e pensa no potencial que há em ti, nos dons que tens, nos que pensas não ter, porque quando começamos a agir, a criatividade dispara, uma adrenalina apodera-se de nós e começamos a ter ideias, sonhos, objectivos, tudo pode acontecer. Os que pensas estarem pior até podem estar mais perto do sucesso do que tu, basta estarem a agir e os que pensas estarem melhor, até podem estar a descer a montanha, basta viverem num marasmo igual a esse que abraçaste!

amar-ela

-------------------

A Mão Esquerda

Klik Klik


2 Comments:

At sexta-feira, 10 março, 2006, Blogger Avó do Miau said...

Muito obrigada por achar o meu post merecedor de ser "plagiado"!
Vou estar de olho em si, garanto-lhe! HA HA HA!
Um abraço,
Daniela MAnn

 
At sexta-feira, 17 março, 2006, Blogger AfTrAx said...

grande poste gostei mt :D

 

Enviar um comentário

<< Home