sobre a importância das limas
Uma lima é constituída por uma barra metálica (de aço...) onde se inscrevem sucessivos sulcos a uma distância mínima. Serve para desgastar, “comer” ou alisar certas superfícies de outros materiais, principalmente madeira e ferro. O desgaste provocado pela lima na superfície a tratar é feito por sucessivos cortes minúsculos, motivados pelo movimento da mão pressionando a lima. O fundamental para que este desgaste se verifique, através do atrito, é a existência de uma superfície rugosa (da lima) em fricção com uma superfície (mais) lisa. A qualidade da lima varia com uma boa relação forma função - o design -, com qualidade do aço e com o modo como os cortes são traçados. Terão de ser sempre oblíquos para vencer a resistência e facilitar o movimento manual. Há, no entanto, limas com espigões, mais próprias para madeira. São as grosas. Geralmente pretende-se, com a limagem, alijar matéria inútil da parte limada, que se transforma em serradura, no caso da madeira, ou em limalha, no caso do ferro. Desperdícios.
Também se podem limar palavras e textos escritos, para obter maior precisão e ajustamento da forma à sua função linguística. É um trabalho paciente, de alta precisão, feito por várias tentativas.
instalações desactivadas da fábrica de Limas Fèteira, em Vieira de Leiria
2 Comments:
Uma boa referência... gostei de ler.
Bj ;)
e foi esta a maneira de visitar o "Plagiadíssimo", um blog útil, entre outras coisas, porque nos dá uma leitura e uma escolha. Aqui já descobri outros blogs que me interessam. Óptimo. Aparece sempre. Eu volto.
Saudações do
António
("o funcionamento de certas coisas")
Enviar um comentário
<< Home